No artigo anterior, trabalhamos o conceito do Sistema de Gestão Empresarial como ferramenta apoiada em diferentes subsistemas cuja identificação permite equacionar os problemas para melhor direcionamento das soluções. Agora descrevemos na sequência.
Institucional
“a razão de ser da empresa”: define a filosofia empresarial e retrata sua missão, seus propósitos, seus princípios e valores.
Gerencial
“o que fazer”: define a visão de futuro pela identificação de produtos e serviços em cada mercado alvo, tecnologias específicas, níveis de investimento e margens.
Operacional
“o como fazer”: define processos, metodologia e infraestrutura necessários para executar as operações empresariais.
Organizacional
“quem faz o quê”: define a divisão de tarefas e responsabilidades para a entrega de resultados (eficácia) dentro dos parâmetros de prazo, custo e qualidade estabelecidos (eficiência).
Comunicação – “a integração das equipes”: promove a interação entre os agentes empresariais para alcançar seus objetivos.
Informação – “a produção de dados e informações”: cria ferramentas que permitem à Administração conhecer a evolução de resultados e tomar as decisões necessárias para a manutenção do objetivo empresarial.
Humano-comportamental – “a mobilização e retenção das pessoas”: cria ferramentas de motivação e crescimento profissional na busca de satisfação pessoal e auto realização das equipes, com foco na produtividade.
A junção destes subsistemas em ação coordenada se faz pela aplicação de técnicas dinâmicas e motivacionais em conjunto com as equipes envolvidas, com consequente melhoria de produtividade, de resultado e de qualidade da decisão empresarial.
Raul Cavallari
CNC 002, publicado no Jornal CNC, em 01.08.13
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