Esta é a pergunta mais ouvida quando aparece a expressão Gestão Empresarial. Antes de responder objetivamente o que é Gestão Empresarial, creio ser oportuno lembrar que cada empresa é única e composta, essencialmente, por pessoas que trabalham em conjunto para satisfazer as necessidades de outras pessoas.
Ao mesmo tempo, é preciso que essas pessoas se relacionem adequadamente entre si, criando valor, para formar equipe com crescimento individual e de grupo, tendo por norte as identidades do investidor e os objetivos do cliente.
Dentro deste contexto, a Gestão Empresarial é uma ferramenta de administração que permeia a organização em todos os níveis, para assegurar o funcionamento integrado e otimizado da produção, mantendo a motivação e o aprendizado das equipes e a satisfação de investidores e clientes.
Para que a Gestão Empresarial seja a ferramenta produtiva a que se propõe, é preciso reconhecer os diferentes subsistemas que a compõem, a fim de permitir melhor identificação dos problemas e, assim, suas ações possam surtir o efeito esperado. Esta visão nos leva a reconhecer os subsistemas de Gestão Empresarial que tratam de questões institucionais, gerenciais, operacionais, organizacionais, de comunicação, de informação e humano-comportamentais.
A virtude da boa Gestão Empresarial está em não engessar a organização em sua operação, permitindo acompanhar as mutações do mercado com visão flexível e abrangente.
Raul Cavallari
CNC 001, publicado no jornal CNC, em 04.07.13
Redes Sociais