O Subsistema Operacional define processos, metodologia e infraestrutura para executar as operações empresariais. É fácil ver layouts, instalações, pessoas se movimentando, papeis e produtos circulando dentro da empresa. O difícil é ver o que fazem e como fazem. As indicações de ineficiência aparecem quando chegam as… reclamações por atrasos e erros em entregas, baixa qualidade de produtos e serviços, paradas inesperadas na produção, perda de rentabilidade, ociosidade, filas no atendimento, a nota fiscal que não sai a tempo etc. O grande motivador da “visibilidade” deste subsistema é a falta de foco nos clientes internos e externos.
É comum encontrar procedimentos confortáveis (e lógicos) para quem os executa, sem considerar as efetivas demandas de quem se beneficia deles: o Cliente!!!
A concepção do Subsistema Operacional deve priorizar a integração de processos, para detectar e eliminar tarefas que não contribuem objetivamente para a produção. É preciso cuidado para evitar a automatização de ineficiências e consagrar rotinas que visam otimizações parciais de processos.
Ao mesmo tempo, a busca do ótimo pode levar ao estrangulamento e à deformação de procedimentos que, no extremo, contribuem para a perda de visão dos efetivos objetivos da empresa, por aplicações teóricas e exacerbadas de conceitos e técnicas de racionalização.
Os resultados, entretanto, dependem da equipe, com responsabilidades claras de execução e autoridades definidas, de forma a prestigiar a motivação individual e a integração do grupo, focado na identidade empresarial, fatores primordiais para o desempenho com sucesso.
Raul Cavallari
CNC 006, publicado no Jornal CNC, em 05.12.13
Redes Sociais