É usual classificar os recursos empresariais em duas vertentes: humanos e materiais. Tão importante quanto estes, como verdadeira terceira componente, a informação é um recurso importantíssimo, nem sempre tratado com a atenção devida.
O subsistema de informação cuida da produção de dados e informações por meio de ferramentas que permitem à Administração planejar o negócio, conhecer a evolução de resultados e tomar as decisões necessárias para a manutenção do objetivo empresarial. Importante observar que a integração dos subsistemas de gestão empresarial é fundamental para a eficácia do subsistema de informação.
Como princípio básico, este subsistema é consequência das demandas de gestão empresarial e deve, portanto, ser desenhado com flexibilidade para atender à evolução e à dinâmica do mercado, motivador de ajustes na produção. Não raras vezes, este módulo é confundido com o ERP que ganha, erroneamente, a imagem de resolver todo e qualquer problema da empresa, desde mercado até produção, desde planejamento até qualidade.
Ao contrário, a seleção da melhor ferramenta de processamento de dados depende do modelo de gestão, mediante a definição objetiva de quais informações a empresa necessita para as finalidades internas (operacional, gerencial etc.) e de uso externo, todas elas integradas entre si. Com isto, evita-se a criação de controles paralelos que, regra geral, duplicam informações e geram conflitos.
Neste contexto, a obtenção de indicadores de desempenho, produtividade, rentabilidade e outros, incluindo os indicadores progressistas, devem ser planejados para que o subsistema de informação cumpra seu papel relevante no ambiente empresarial.
Raul Cavallari
CNC 008, publicado no Jornal CNC, em 06.02.14
Redes Sociais