Uma vez que a empresa pode ser definida como um grupo de pessoas que trabalha para atender pessoas, é fundamental que essas pessoas se comuniquem, corretamente, para exprimir, traduzir e registrar, por meios verbais e não verbais, suas necessidades e intenções. O subsistema de comunicação define as condições para garantir a precisão e a objetividade da informação, envolvendo seus quatro componentes: emissor, receptor, mensagem e meio de comunicação.
A comunicação ocorre somente quando a informação chega ao indivíduo que a recebe, de forma a impactar seu pensar, sentir e querer. Não adianta o emissor considerar sua comunicação ótima. Se ela não for compreendida pelo receptor, não surte o efeito esperado. Lembremos do velho ditado: “comunicação não é o que você diz, mas o que eu entendo”.
Como consequência, a comunicação, bem ou mal assimilada, é que repercute no grupo e na empresa. Em primeiro lugar, a comunicação deve ser aderente à filosofia empresarial, com transparência e clareza de objetivos.
No subsistema gerencial, ela está presente nos processos de planejamento, direção e controle para envolver as equipes e garantir a eficiência nas questões operacionais, abrangendo os diferentes níveis de autoridade da organização.
A qualidade da informação uniformiza o tratamento da comunicação, ainda mais quando o acesso “on line” está presente e todos acessam as mesmas orientações e questões comunicadas.
Para que tudo isto aconteça de forma eficaz, o mais sutil dos subsistemas envolvidos é o humano-comportamental, formado pelas pessoas. São elas que devem compreender, concordar e gerar significado, para promover as mudanças e implantar os novos requisitos empresariais.
Raul Cavallari
CNC 009, publicado no Jornal CNC em 06.03.14
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