Aliar conceitos de governança corporativa aos de gestão empresarial gera o que chamamos de casamento perfeito na organização. Na governança definimos um sistema para direção e monitoramento para os relacionamentos entre proprietários, conselhos, diretoria e órgãos de controle. Na gestão identificamos responsabilidades para articular os interesses da organização, com a participação dos colaboradores para gerar significado, comprometimento, soluções criativas e motivadoras, levando a resultados de excelência. O desafio é como migrar as definições do Conselho para os níveis operacionais.
O Conselho de Administração cuida do subsistema Institucional que define a razão de ser da empresa, zela pela estratégia de longo prazo e da perpetuidade da organização.
Suas decisões são dirigidas ao Diretor Presidente, responsável pelos resultados, elo entre conselho e estrutura executiva, pelo subsistema de Informação. Isto desencadeia o processo para orientar esforços da equipe no sentido de definir o quê, como e quem executa as tarefas empresariais para alcançar as metas traçadas e garantir que o sistema funcione integrado e adequadamente.
A chave do casamento para a boa governança está no Relacionamento. É ilusão imaginar que todos pensem, sintam e ajam da mesma forma. Por isso, é preciso explorar a visão positiva das diferenças culturais e de valores entre lideranças e equipes, para definir a estrutura de Governança, a Estratégia do Negócio e o Sistema de Gestão Empresarial, aproximando sonhos individuais da identidade empresarial, por meio dos processos. Este casamento é acessível para empresas de qualquer porte. Não é preciso ser grande para implantar.
Raul Cavallari
Sócio da Meta Gestão Empresarial
rcavallari@metagestao.com.br
CNC 011, publicado no Jornal CNC em 08.05.14
Redes Sociais