O Subsistema Humano-comportamental trata de um dos grandes desafios da Gestão Empresarial: como atrair e reter talentos. Este subsistema cuida, portanto, das pessoas. Não há empresa sem pessoas e são elas que se emocionam, se motivam, se identificam, interagem entre si, criam sinergia e valor, se comprometem e dão sustentação aos objetivos empresariais. Como também são elas mesmas que podem dinamitar a estabilidade da empresa. Aqui, vamos tratar da retenção de talentos.
A questão básica é quais talentos queremos reter? Resposta simples: aqueles que estão alinhados com os objetivos e valores da empresa. Então, é preciso ter clareza de objetivos e valores. De nada adianta pendurar na parede o discurso de visão, missão e propósitos se não são praticados. A empresa efetivamente regida por valores como humanidade, verdade, integridade, humildade, justiça, respeito, etc. tem condição de identificar seus talentos pelo modo de pensar, sentir e querer, formando verdadeira comunidade empresarial.
Neste contexto, o primeiro passo é estimular o autoconhecimento que permite identificar a aderência dos talentos à cultura organizacional. A cultura dá significado e orientação aos colaboradores, começando pelas lideranças. É o exercício que localiza a equipe (onde estamos) e a orienta (para onde queremos ir).
A criação deste ambiente de trabalho projeta imagem positiva da empresa no mercado gerando força de atração para melhores negócios e oportunidades, fator primordial para a permanência motivada e criativa da equipe interna e a perpetuação do negócio.
Raul Cavallari
CNC 004, publicado no jornal CNC em 03.10.13
Redes Sociais