A Governança Corporativa para além dos Manuais

Início/Gestão Empresarial/A Governança Corporativa para além dos Manuais

Diante das perspectivas de retomada de investimentos, tenho recebido diversas consultas sobre como implantar ambiente de governança para superar a crise e criar bases para a arrancada em direção ao sucesso. A governança corporativa está, portanto, na ordem do dia e tome busca de manuais e grandes dicas de como fazer a coisa acontecer.

De forma geral os manuais que orientam a construção de ambiente de governança são ricos em regras, deveres e responsabilidades que estabelecem, detalhadamente, códigos, procedimentos e atribuições para cada agente da governança. A sensação é a de que, seguindo passo a passo a cartilha, o sucesso está garantido e tudo correrá às mil maravilhas.

Infelizmente, o mundo real não funciona bem assim, pelo simples fato de que o mundo real é feito de pessoas e as empresas são formadas por pessoas desenvolvendo soluções para atender pessoas. Focar apenas no fazer isto ou aquilo não resolve o problema adequadamente. Esta postura tende a gerar equipe desmotivada e submissa ao cumprimento de metas determinadas, sem seu envolvimento na geração das soluções e, portanto, sem comprometimento com o resultado.

As melhores soluções devem ser construídas pelos líderes em conjunto, vale dizer, uma equipe de consciências individuais para compor a consciência coletiva que gera valor. Primeiro vem quem vai fazer e depois onde queremos chegar, fazendo o quê, como e quando para cumprir a tarefa empresarial.

Significa que, para fazer acontecer, os líderes devem dedicar esforço na construção e na vivência dos valores escolhidos em grupo para conseguir, em conjunto e a seu modo, navegar pelas boas práticas de governança. Com isto, líderes promovem a tomada de consciência do valor das boas práticas e despertam o senso de responsabilidade nas equipes.

Raul Cavallari
CNC 029, publicado no Jornal CNC em 06.06.17
Sócio da Meta Gestão Empresarial
Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC

2017-06-13T19:46:45+00:00 6 de junho de 2017|Gestão Empresarial|